Como último post dessa série escolhi como tema o início, porém creio que sejam 3 conselhos valiosos inclusive para quem já está há algum tempo no processo e sente que o mesmo não está fluindo. A palavra chave do dia é reeducação e não me refiro apenas a sua alimentação mas aos seus hábitos.

Se você em algum momento já se entregou as dietas da moda o meu conselho é que você se reprograme, isso porque ficamos com três concepções distorcidas que podem nos atrapalhar no processo ou até mesmo nos levar a desistir.

A primeira é a ideia de que só está funcionando se você estiver emagrecendo mais de 2kg por semana. É importante que você tenha em mente que o emagrecimento saudável é um processo que você pode até considerar lento mas seu corpo não necessariamente concorda com isso, então tenha paciência e se mantenha na sua estratégia, reavaliando sua alimentação a cada duas semanas para verificar se sobra ou falta algo.

A segunda ideia é de que emagrecer implica em passar fome. Se você quer que o seu organismo abra mão dos extras precisa dar a ele a certeza de que não vai faltar nunca o essencial para seu funcionamento, assim, é importante que você não deixe nunca de se alimentar e quando o fizer, coma menos do que costumava comer porém forneça alimento o suficiente para nutrir seu corpo.

E a terceira ideia é de que se você comeu algo errado todo o processo está perdido. Se você cometeu um excesso ou ingeriu algo que não deveria entenda que é parte do processo de aprendizado, imediatamente retome o controle alimentar e guarde consigo o que aprendeu com a experiência. Não se martirize porém não torne isso um hábito.

Lembre-se sempre que aquele que consegue não necessáriamente é aquele que não caiu, mas sim aquele que nunca deixou de tentar!


Posts da série:
  1. Como Começar
  2. Método e Organização
  3. Viagens e Eventos Sociais
  4. Iniciação aos Exercícios Físicos
  5. Compras Saudáveis


13 Comentários

Vivi disse...

Acho que o mais difícil pra mim ainda é me perdoar... Cada vez que faço algo errado me sinto uma derrotada, uma fraca e vários outros adjetivos... rs... Tenho que trabalhar isso :/
Beijão!

.Mih Moreno. disse...

Nos últimos dias, eu sempre escrevo e venho aki te ler e vejo q alguma coisa saiu parecida sem saber... ahuauahau

Acabei de dizer lá: nao sinto fome, não sinto fraqueza... auahuahuahu

Viiiuuu? Oi-ta-vo dia!
bjo
*post novoooo

Ru disse...

Achei bacana desmistificar conceitos de dieta de emagrecimento, fico brava com pessoas que acham que a gente precisa passar fome, e tb nao acho que temos que comer pouco, e inclusive, acho que se a pessoa está emagrecendo 2kg por semana, ela deve rever a sua dieta pq isso tb nao é saudável... mto bom esse post aos apressadinhos de plantão..

Beatrix disse...

Muito bem falado, moça! Acho que o mais difícil é continuar motivada quando o metabolismo lerdeia, rsrsrs. Essas dicas foram tão boas que acho que deveria deixar um link permanente pra elas ^^

Andreia B. disse...

Meu organismo já saiu das eliminações grandes... hahah se eu desço 200g eu fico feliz!

Mas acho que to indo bem no meu devagar e sempre..
E você viu... já to a 23 dias, sem jacar, de af e ra... Valeu a inspiração linda!

Juliana disse...

Falou direitinho :]!!!

Pois é, nao sou mto a favor de dietas mto trestritivas (pra mim neh hehe), não acho que funcionem mto bem na mudança da mente mesmo. Pra mudar os habitos é necessario mudar a cabeça, tem a dieta da moda a tal dukan que eu sei que tem gente que faz direitinho e ate come coisas saudaveis, mas tem gente q só faz receitinhas de opçao de comer "doce", acho q acaba nao mudando e corre o risco de voltar :T

De qualquer forma vc comentou pontos importantes mesmo pra mudança... até a questao de qnd vc come algo que nao deve ^^ Li sobre isso no "pense magro" hehe

bjo
o//

Juliana disse...

Ah eh! E pra emagrecer tem que comer isso sim hehehe ;)!!!

Simples Assim disse...

Oiii ...
...saudades daqui =)

But ...
Agora sinto as coisas realmente engrenado pra mim sabe, emagrecer muito foi no começo agora ainda emagreço menos, bem menos , mas sem neuras, sem cobranças né.

Bjs

Roberta Zero Cal disse...

Oii
Concordo com vc, foi exatamente assim que eu eliminei 20 kg e pretendo eliminar mais 10.
Beijos

Gigi emagrecendo! disse...

Aninhaaaaaaaaa, adorei!!!
é isso ai adorei seus conselhos.
bjaooo e obrigada

Mari Panunto Liporais disse...

é isso ai aninha sem neura estou conseguindo atingir meus objetivos.

bynna disse...

Ana boa noite!
Muito bom esses post estou amando..
bjs..

Engenheira Dietética disse...

Tenho um dos defeitos q vc falou... pressa... é ruim demais qnd demora kkkk sei que é normal, saudável... mas eu teho pressaaaa