Creio que existem 5 pontos essenciais a um começo bem sucedido: motivação, responsabilidade, comprometimento, inspiração, preparação e por último, ação.

Sim, exatamente nessa ordem e se você reparar, dos 5 itens citados apenas um, o último, diz respeito a algo físico. Isso porque a chave pra sustentar essa empreitada é o seu preparo mental e emocional.

Querer partir para a ação e mudar externamente quando você continua sendo a mesma pessoa por dentro, com os mesmos conceitos e se agarrando aos velhos hábitos é como querer apagar uma fogueira pelas extremidades. Você pode conseguir apagar algumas chamas mas o fogo continua a se espalhar.

1)Motivação

O único motivo forte o suficiente é...VOCÊ.


2) Responsabilidade

Se a jornada é sua, compreenda que quem tem a responsabilidade de mudar e resistir é VOCÊ
Muitas vezes comi salada sentada ao lado de alguém que amo e que comia bolo, chocolate ou lanche, isso porque a responsabilidade de emagrecer era minha e não de quem me acompanhava.
Tenha sempre a consciência de que ninguem leva comida a boca de ninguem, nem pra mais e nem pra menos.
Diria que essa é uma das partes mais importantes do processo aprender a não dar desculpas e assumir a responsabilidade pelas nossas escolhas, sem medo do que vão pensar. A única pessoa prejudicada ou não pelos seus atos é você, logo, nada de ser escravo da opinião alheia.

3) Comprometimento

Ponha o seu emagrecimento na sua lista de prioridades e não desvie os olhos disso. A partir do momento em que você iniciar, se esforce ao máximo pra honrar esse compromisso com você.

Comprometimento é o ato de se prender a uma escolha, a sua escolha. E é do comprometimento que deriva o tal foco, que muita gente prega mas pouquíssimas realmente entendem em que isso implica.
A vida inteira nos comprometemos. Nos comprometemos em relacionamentos, no trabalho, em relações familiares, com compromissos sociais...E comprometimento implica em empenho e o empenho deve existir tanto nos bons quanto nos maus momentos.
Nem sempre você vai se sentir disposto a dar o seu melhor e é aí que entra o comprometimento. É o comprometimento que vai fazer com que você não desista de se dedicar mesmo quando não sente vontade de faze-lo e é ele que vai fazer você se levantar todas as vezes em que escorregar.
A vitória não necessariamente implica em 100% de acertos.

4) Inspiração

Antes de dar início de fato ao meu processo fui buscar inspirações, elas ajudaram a construir dentro de mim esse sonho além de fazer com que eu acreditasse que talvez houvesse uma parte de mim que possuía essa mesma capacidade de mudar.
Sempre que me sentia com as energias descarregadas voltava pra elas e conseguia relembrar de quem eu sou.
Minhas principais fontes de inspiração antes de começar foram: Ana de Cesaro e as primeiras temporadas de Biggest Loser.



5) Preparação

A preparação basicamente consiste em se empenhar para que tenha os 4 primeiros itens dessa lista. Se você tem motivação, se inspira em alguém e tem comprometimento mas não tem responsabilidade, tenha consciência disso e foque em adquiri-la.
É de extrema importância que você tenha cada uma dessas bases sólidas antes de iniciar, já que as provações que vivemos nesse período são diárias e geralmente elas vem em forma de: desmotivação (1), leviandade (2) , falta de foco (3) e sensação de incapacidade (4).

6) Ação

Ação positiva.
A ação, quando amparada pelas bases citadas se torna algo consistente e depois de pouco tempo natural. Implica apenas em encontrar o seu método, organizar-se, pratica-lo e nunca se esquecer de encarar o processo não como um castigo, mas como crescimento.




É fácil? Não. 
Mas nada muda quando você não muda. 
Se dê a chance de recomeçar e ser feliz.


25 Comentários

Carla Renata disse...

adooooooooooooooooooooooooooooooorei a postagem... ta de parabéns.. e quanto a filhota pegando minhas makes, não é ke ela tenha crescido rápido.. eu ke to véia..rs.. ela ja tem 18 kkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

Olá!!!
Ana, adorei este post e fiquei muito feliz em saber que vc atingiu sua meta. Parabéns!
Amei o post e tirarei o máximo aproveitamento dele, obrigada por se dedicar à ensinar o que vc aprendeu as outras pessoas.
Tá linda e radiante!
Beijinhos!!!

Opção? Ser magra! disse...

Nada nessa vida eh fácil, mas o caminho do emagrecimento talvez seja o mais difícil deles, admitir as próprias fraquezas, lutar contra 'velhos gostosos e destridores hábitos', se adaptar as mudanças do corpo (pq inicialmente as banhas começam a se separar e aí parece q estamos mais gordos), aprender q o prazer de comer eh um vício, que eh necessario comer pra somente 'Carregar baterias' e q eh um processo a longo prazo.

Mas tbm adquirimos nesse caminho de pedras segurança suficiente pra resgatar nossa auto estima, lembrar qm realmente somos, nos abrimos mais pro mundo e o sofrimento do processo vira a felicidade de ouvir elogios, de vestir números menores... E de ver q a felicidade nao se resume a comer. :)

Eh tão lindoooo ver q somos mto mais capazes de mudar td qdo de fato damos o primeiro passo!

Bjo
*to na luta diária pra fzr AF q eh soh o q me falta, hj dia 6

Cici disse...

Ana, muito bem explicado, dessa forma realmente fica mais fácil de todos entenderem! não sei se vc sabe, mas qdo iniciei a RA em abril do ano passado, me inspirei na Pete Camargo, temos quase mesma idade, ela é mae assim como eu, engordou tb a partir da gravidez e dessa forma me identifiquei bastante, e entao emagreci lentamente uns 10kg, mas qdo conheci seu blog, as suas palavras me tocaram de tal maneira, e foi exatamente como o da Pete, a sensação era de ter encontrado um tesouro, me identifiquei de alguma maneira, mas dessa vez me identifiquei com algo subjetivo, a sua forma de pensar, de analisar as coisas, de agir, de compreender, de se expressar, de agir.. e me senti mto motivada, entao minha linda, se a Ana Cesario é a sua inspiraçao, saiba que vc é a minha!!! :)

Amanda Tolomelli disse...

Parabéns demais! Vc é uma das minhas inspirações! Veja a página https://www.facebook.com/menos30quilos vc foi o primeiro blog que indiquei!!! Parabéns pelos resultados alcançados!

Ana disse...

Que lindooo o seu blog!

Concordo com tudo!!! Os 5 itens se completam. E também é necessário não ter medo de errar e tentar de novo.

Ana disse...

Ana, muito bom seu post!!! Concordo com cada palavra citada!!!
PARABÉNS
BJS

Marta Oliveira disse...

Adorei tudo Aninha.
Vc é tão novinha e tão madura.
E realmente não é facil, só não podemos desistir.
Bjs.

Rachel disse...

Shooooooow Ana, shoooooow!!!

R. disse...

Olá Ana! Este é um daqueles posts que irei reler no futuro, sem dúvida. Uma forma excelente de descrever o que é uma dieta e como chegar à meta. Parabéns!
Beijinho

Andy disse...

Obrigada lindona, por compartilhar pensamentos assim tão precisos.
Amei o post.
valeu
bjus

Bruna Amâncio disse...

Querida Aninha,

Hoje no meu blog já falei de você e como você é importante para mim nessa empreitada de emagrecimento, acho também que crescemos cada dia e principalmente conhecemos nosso interior.

adorei suas palavras

sobre que só nos acompanhamos nós mesmos do inicio ao fim

beijos..beijos

Mi*** disse...

Falou tudo querida!!!
Vc escreve muito bem.. O que vc estuda?
Acho principalmente o item 2 muito importante.
Acredito que a responsabilidade é só nossa mesmo. Nada de ficar botando na culpa no namorado, no marido, na mãe, no pai ou em quem quer que seja...
Vc assumiu esse compromisso com vc e é só vc que tem que cumprir...
Se quem estiver ao seu lado quiser seguir tbm, sai ganhando tbm, mas aí é com a pessoa.
Adoroooo demais vir aqui!! saio sempre muito motivada!
Beijosssss no coração!!

Construindo Meu Novo Corpo disse...

Muuuito bom, Ana!

É isso mesmo, agora vou lá colocar em prática.

Beijo e sucesso!

Vânia

Gleyce Rocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gleyce Rocha disse...

Nossa, que legal Ana, todos esses ítens são realmente necesssários!!! Seu blog é bastante motivador!!! Parabéns pela sua evolução que é mais que notória!!! Já estou te seguindo!!! Beijinhos..

Andreia B. disse...

Post Maravilhoso minha linda! :D As pessoas não sabem o quanto podem ser fortes... almejam tanto o sucesso do outro mas nunca trabalham para o sucesso próprio.

Vou adorar ver essa série de posts dessa nova fase. Você é a inspiração de hoje Ana. E vai ser por muito tempo! :D

Mel disse...

Ana, querida.
Assim como vc cita a Ana de Cesaro, para mim vc é A inspiraçao.
LEio seu blog todos os dias e tiro a força que preciso para seguir em frente. Infelizmente nao consegui manter meu blog, mais por questoes emocionais do que qq outro problema ( nada a ver com a dieta) mas estava tao pra baixo que só conseguia escrever coisas tristes, e nao quero passar isso pra ninguem. continuo te acompanhando, gostaria de manter contato com vc. meu mail é melissamanieri2@gmail.com.MUITO, MUITO, MUITO obrigada, minha dieta está indo bem e vc me ajuda muito.
Beijos

Anônimo disse...

Ana, simplesmente amei o seu post. Você escreve tão bem, sabe passar perfeitamente para nós a mensagem que deseja. Eu estou na minha reta final do processo de emagrecimento. Faltam apenas 3kg. Mas fiz questão de pegar uma folha e anotar essas seis palavras e colocá-la dentro do meu fichário de estudos. Pois elas servirão de auxílio para essa nova etapa da minha vida, que é passar na faculdade que desejo. Obrigada pela inspiração de sempre! Beijos

Debora Moura disse...

Adorei o post e concordo. Nada muda se não mudarmos 1º

Tenho uma TAG pra vc: http://vouficargatona.blogspot.com.br/2013/02/tag-sobre-mim.html
Se puder, responde?

Unknown disse...

Essa postagem contou a história da minha dieta aaaaaaaaaaah!!! Pensamentos perfeitos! Tudo vai dar certo!

Gosteu do blog! É muito fofis! Tô seguindo!
www.kiwizero.com

bynna disse...

Ana minha querida, com certeza vou mastigar esse cincos itens, pois são cruciais para nosso processo de emagrecimento, preciso me comprometer mais.
Bjs e agradeço a força, vc sempre presente.

Juliana disse...

Com certeza comprometimento consigo mesma é a chave. Tenho percebido isso nesses últimos dias e aprendido muito no meu dia-dia hehe :D é preciso responsabilidade pra cuidar de si e sempre se motivar para nunca desistir ^^!!!

bjo :*!!!

Unknown disse...

Arrasou na postagem como sempre! Acompanho a Ana desde o início do projeto e ela é demais mesmo! Temos inspirações pareecidas :)
Bjão!!

CrisFonseca disse...

Olá Ana tudo bem??

Vim conhecer seu blog a partir do link que a Magrelete postou hoje e fiquei apaixonada pelas palavras. É isso mesmo.

Eu criei um blog tbm de emagrecer, e recuperar a saúde e esses pontos que vc citou ~são essenciais para o sucesso. E é isso mesmo. e fiquei refletindo...

Estás de Parabens com o blog
de parabéns com as palavras, objetiva e foi direto ao ponto. brigada por compartilhar conosco..

beijus

Cris
www.rumoao70.blogspot.com.br