O café da manhã foi algo durante anos renegado por mim, a refeição que eu nunca fazia por não considerar tão importante, por preferir dormir ou simplesmente por não estar acostumada a comer no período da manhã. 
E o que por muito tempo pra mim foi algo rotineiro se revelou um dos piores hábitos possíveis, já que exatamente pelo fato de não fazer essa refeição, consegui derrubar meu metabolismo a ponto de engordar como havia engordado.

Assim, venho hoje compartilhar com vocês 4 simples motivos  para que você repense a sua relação com essa que deve ser a principal refeição do seu dia:

- Acelera o metabolismo.
- Regula o apetite, influenciando todas as refeições seguintes.
- Melhora a disposição no dia-a-dia.
- Eleva o desempenho durante a atividade física.

Então, se você possui dificuldade em se alimentar no período da manhã, é importante que se adapte aos poucos. Comece bebendo leite com frutas, se não sente vontade de mastigar e aos poucos vá acrescentando outros alimentos nessa rotina.

Se você busca o café da manhã ideal para fornecer a energia necessária para você iniciar o seu dia é importante que o mesmo seja equilibrado, contendo sempre:

- 1 porção de carboidratos (pães, biscoitos, panquecas, bolinhos...)
- 1 porção de derivados do leite  (queijo, leite, iogurte...)
- 1 porção de frutas (ou sucos, dando preferência sempre a fruta em estado natural, devido a maior presença de fibras)
- 1 unidade de proteína (peito de peru, presunto, ovos mexidos...)









Fornecendo assim todos os nutrientes necessários para que você inicie bem o seu dia. Reeduque-se!


15 Comentários

.Mih Moreno. disse...

ô negocinho dificil esse da manhã não?

ainda não da pra comer pão e fruta na mesma refeição não... e a parte de leite ai eu dispenso por conta da intolerância.

Mas já faço essa refeição e a colação (q vejo q pouca gente por ai faz né?!)

bjo

Lu Niero disse...

Oi flor,

Excelentes dicas,eu tomo café da manhã, mas confesso que tem dias que acordo e já estou na correria e acabo nem tendo tempo de saborear meu cafezinho da manhã.

Adorei seu post, ainda mais vindo de uma pessoa que nos inspira muito.
Tenha uma linda semana

bjos

http://aprendendocomotempoo.blogspot.com.br/

Juliana disse...

Minha maior dificuldade tem sido acordar cedo pra tomar café hehe. O problema é que se nao durmo direito nao consigo comer direito tbm ao acordar e aí fica no ciclo, mas os exercicios fisicos tem ajudado ate xD vamos ver hehe

Por que tomar café da manha acelera o metablismo? Onde viste isso :]? Ou estas falando do café mesmo XD? Desse eu sei hehe

bjo
o///

Rita disse...

Olá Ana!

O café de amanhã (chamado de pequeno-almoço em Portugal) é sem dúvida uma refeição muito importante para quem quer manter o peso ou emagrecer. Falo por mim, que já tive períodos de gorda e de magra. Nas alturas em que engordava, ou negligenciava a refeição (o que me fazia ir comer doces antes do almoço quando a fome despertava) ou comia abusadamente (tipo 1 baguete com 1 queijo fresco gordo e 1 iogurte, ou várias porções de cereais com leite). Quando estou mais magra, como agora, faço-o regradamente e é uma das melhores refeições do dia, que me dá um excelente humor e muita energia. Não vivo sem café da manhã.
Beijinho

Gi disse...

Olá Ana, acabei de conhecer o seu blog e já me emocionei bastante contigo, seus vídeos são muiiiiiito motivadores.
Estou em processo de reeducação por indicação médica e tentando fazer o correto. Sempre acordo com fome, não abro mão de sair de casa sem tomar o meu café da manhã, só que fazia de maneira errada. Agora estou fazendo um planejamento na noite anterior para não precisar decidir correndo e comer o que se prepara mais rápido que acaba sempre sendo o mais calórico. Obrigada pelas dicas. Beijos

Andreia B. disse...

Eu queria muito tomar café da manhã, mas a minha vida de madrugadeira não me permite!

Juliana disse...

Entendi! Poisé, tomo água assim que acordo porque também ajuda nesse "despertar" do organismo e só depois como algo. Mas no caso comer qlqr coisa serve, não somente a refeição café da manha neh XD eu perguntei mais pq como tava "acelera o metabolismo", deu a entender que acelerava mais e não que "despertava"/"ativava", mas entendi o q vc quis dizer hehe :]

bjo
;*

Bruna Amâncio disse...

Olá Aninha,

Minha linda adorei o post pois o café da manhã era uma das refeições que eu simplesmente pulava, achava que cortava meu apetite para o almoço e realmente é isso que acontece quando comemos equilibradamente tudo fica em sintonia...parabéns pela linda semana de manutenção do peso

beijos..beijos

Mari Panunto Liporais disse...

não consigo mais ficar sem o café da manhã,,,,, fico de mal humor

SraRedonda Oblog disse...

hummm quanta coisa linda!

Borbozinha disse...

LINDO SEUS CAFÉS =) ,AINDA NÃO CONSIGO ACORDAR CEDO PRA TOMAR PEQUENO ALMOÇO :(

Zica disse...

O café da manhã é realmente super importante e fiquei feliz em saber que faço o meu de forma correta.

Beijocas.

Fri disse...

nossa, eu tinha O MESMO problema com café da manhã.. uma pena, perdi anos da minha vida vendo minha mãe falar da importância do café-da-manhã e ignorando, hj me arrependo muito, pq só depois q comecei a tomar ele direitinho q tudo começou a dar certo. É uma ótima dica!
Bjos

Eu Nos e os Sinos disse...

Adoro cafés da manhã,
eduquei meus filhos sabendo
a importância e foi meu pai que começou com isso, pois durante a semana só tínhamos mesmo o café com pão e margarina.
mas aos sábados a coisa melhorava e aos domingos
era farto apesar de simples.
O que foi acontecendo com as pessoas em geral
é que a falta de informação se associou ao tempo escasso
e todos forma tendo perdas até reencontrarem o caminho, porque um dia isso acontece.
Em casa de meus mais eramos 6 filhos e pai e mãe, 8 num total.
Casada , fomos 4 até o filhos a sairem pra cuidar de suas vidas,
hoje somos 2 que ainda nos damos esse tempo para o bom café e ainda adoro quando estamos em 5 na companhia de amigos que me são tanto quanto que familia de sangue.
Os café d amanhã la são únicos e memoráveis com tudo que temos direito em qualidade e alegria.
Penso Ana, que somos multiplicadores dessa excelente informação que hoje voce aqui em seu blog compartilha..
Bjins
catiaho Reflexo d'Alma


Carla Renata Galassi (A Teimosa) disse...

ai ke café da manhã sempre foi a parte mais complicada pra mim pela falta de tempo.. pensa numa correria logo de manhã pra poder sair pra trabalhar..mas vamos contornando como dá.. bjokas e sucesso sempre