Método


O melhor método é sempre aquele que se adéqua a sua realidade.
Antes de tomar como o seu caminho, pergunte-se "Eu serei capaz de seguir isso para o resto da minha vida?".
Isso porque independente do método que você escolha, se não houver uma reeducação de fato, invariavelmente o fato de retomar os velhos hábitos alimentares te levarão ao ponto de partida.
Por outro lado, se você escolher um caminho que não proporcione todos os nutrientes que seu corpo precisa, em algum momento a sua saúde vai cobrar esse preço.

Tendo isso em mente, o método que eu escolhi foi:
  • Reduzir quantidades.
  • Cortar refinados (doces com açúcar, refrigerante normal e farinha branca) e frituras.
  • Praticar no mínimo 1 hora de atividade física por dia (incluindo sábados, domingos e feriados).
  • 5 refeições por dia.
  • Me guiar pela tabela nutricional, focando em suprir as minhas necessidades alimentares diárias.
  • Sempre comer carboidrato antes dos exercícios e proteína logo após (foi o "pulo do gato" que me levou a ter energia e disposição pra treinar todos os dias) .
  • Dormir no mínimo 8 horas por noite.
Cada um desses se tornou um compromisso inegociável meu para comigo. 
Tendo isso em mente, inicialmente cortei as porções do que eu comia pela metade, cerca de um mês após haver me habituado, reduzi as quantidades um pouco mais e assim permaneço até hoje.
Mesmo com o fim do emagrecimento foco sempre em comer opções saudáveis para nutrir meu corpo e com isso meu organismo tem agradecido em forma de colaboração, já que depois desses quatro meses de desintoxicação me tornei capaz de comer por exemplo 1 palito de batata frita apenas para experimentar e não continuar comendo a porção.

Organização

Organização é essencial a essa nova vida e o primeiro passo após definir o que você quer e como vai fazer, é definir em que momento fará o que. Aí entra a necessidade de organizar seus horários de acordo com a sua realidade.


Crie uma rotina e prenda-se a ela como guia, respeitando seus horários. Obviamente haverão dias em que não será possível cumprir com o estipulado, porém se isso começar a se tornar constante, pode ser um alerta de que é o momento de se reorganizar novamente.

Assim, ao saber da minha rotina era possível me preparar com antecedência para os meus outros compromissos sem que estes interferissem no que eu planejava. E essa mesma organização, quando se estendeu a minha alimentação, facilitou minha rotina já que além de poder preparar alimentos com antecedência, facilitou o momento de ia as compras, pois sei o que necessitarei durante a semana.


São as pequenas atitudes que constroem as grandes vitórias!


Post anterior: Como começar


18 Comentários

Fran ;-) disse...

Parabéns pela organização pessoal e por compartilhar as suas dicas conosco.Bom domingo!!
:)

Mih Almeida disse...

Aninha, maravilhoso o post de hoje! Dica infalível! ;D Beeijos

Cici disse...

mto bom! adorei o lance do pós treino e pré treino, to me esquecendo da proteína do pós..

Ana disse...

Ana, mto bom o post!!! Obrigado por nos dar esse suporte s2
Bjs

Unknown disse...

Adorei a organização que vc usa! Assim é bem mais dificil se perder nas calorias e quantidades!

Bjinhos ;D
www.kiwizero.com

Mi*** disse...

Oi Aninha!!
To conseguindo fazer tudo isso que vc citou, a unica coisa que ta mais difícil é dormir 8 horas por noite.
Mas vou conseguir!!
Beijão querida!!
Obrigada pelas dicas! Vc é um anjo!!
PS: 3 horas de AF por dia não é pra qlq um hein!!! ;)

Anônimo disse...

Adorei as dicas. Tento ser o mais organizada possível com a alimentação, com os horários... final de semana costumo relaxar um pouco (e isso as vezes acaba comprometendo um pouco o emagrecimento). Mas, estamos num processo de reeducação e aprendizado; o importante é ir aprendendo com os erros, melhorando a cada dia e buscando sempre uma vida mais saudável. Beijos.

Anônimo disse...

Adorei as dicas,Ana. Preciso muito amadurecer no quesito de organização e isso me serviu como um empurrãozinho em direção a isso :3

Beijos

Andreia B. disse...

O Que mais me mata é seguir a tal da rotina viu! Mas eu to aprendendo. kkkk Eu e horarios não combina. Sempre estou atrasada, distraida... kkk. Mas tá na hora de crescer e ser responsável. Não tem outro jeito. Se eu quiser um emprego, se eu quiser emagrecer, tenho que aprender a tal da rotina.

Beijo lindona!

Juliana disse...

Oi :D

Poisé meus planos são parecidos haha concordo com o corte dos refinados, reduzir quantidades (no meu caso tenho um plano nutricional diário que tento seguir), e sobre comer carboidrato antes e proteína depois das exercicios é isso que faço tbm, e é muito bom mesmo, principalmente pra quando faço musculação :D!!! E a parte de dormir é fundamental, meu sono ainda não consegui ajeitar, mas to tentando haha :D

bjo
o//

Unknown disse...

nossa que legal, tbm tenho uma rotina e fico perdida qdo não consigo seguir.

bjus

Borbozinha disse...

Querida esse post teve tudo a ver comigo ,preciso ter mais diciplina e puxar por mim ,adorei o post e a dica da planilha ;) bjs

Carla Renata disse...

o mais complicado pra mim são as oito horas de sono.. não daria nem se eu quisesse.. é no maximo seis e olha lá.. mas cada um se vira como pode né..rs.. bjokas lindeza e sucesso sempre

Ana Fink disse...

Aninha, ajudou demais esse post. Vou seguir. Bjim!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

aí amiga gostaria de me organizar mas não consigo organizar minhas atividades! vi que vc faz exercicios quais são? só caminhada?
adoro seu blog!

Engenheira Dietética disse...

Também sou dessas que faz planilha pra tudo. Mas eu procuro dividir em 6 frentes que eu acho que preciso olhar: saúde, dinheiro, carreira, estudo, organização, beleza. Sempre me programo nessas 6 frentes e qnd tento lembrar de minhas obrigações, penso nas 6. Se não estou devendo nada nas 6, fico tranquila kkk beijos

disse...

Bom dia ...seu blog me ajudou a recuperar o foco que há muito havia perdido..suas dicas são simples e eficazes....chorei vendo seu video de evolução...enfim só tenho que lhe desejar parabéns pela sua vitoria e obrigada por me ajudar..


bjos