Existem duas maneiras de proceder quando o assunto em questão é incluir viagens e eventos sociais na sua rotina, equilibrando-os com um estilo de vida saudável. E em ambos os casos, para sobreviver ilesa e se divertir, a chave é programar-se.

Inicialmente você deve se perguntar "Eu quero abrir mão da reeducação nesse evento?".

Se sua resposta foi sim...

Organize os dias anteriores de modo inteligente, caprichando nas escolhas alimentares e se exercitando de modo a preparar o seu corpo para que sofra o menor impacto o possível de tal escolha para que você possa se divertir sem sofrer o sabor amargo da culpa ou do arrependimento posterior.

Se a sua resposta foi não...

Procure saber onde será o evento com antecedência e quais serão suas opções de alimentação, para que assim você possa consultar o valor nutricional dos alimentos, facilitando as escolhas inteligentes. Caso não se sinta a vontade para comer nenhum dos alimentos disponíveis, faça uma refeição completa logo antes de sair de casa.

Mas e se me oferecerem comida?

Principalmente em festas é praticamente impossível conseguir fugir desse tipo de situação em que o anfitrião ou algum amigo te oferece por educação algum alimento. O que poucos sabem é que existe uma maneira de recusar extremamente educada e que exclui a possibilidade de insistências, o que eu chamo de "não, com postura".

Quando alguém te oferece algo e você responde com as palavras "não posso", além de possuírem o peso de programação neurolinguística negativa (trazendo a você a sensação de penúria já que não poder implica em não ter escolha), automaticamente a pessoa vai entender como algo negativo e penoso, logo, vai continuar insistindo, o que é extremamente natural já que se a pessoa te quer bem, não quer te causar infelicidade.

Se é uma escolha sua, não vitimize-se!

A resposta "não quero" ou "Não estou com vontade" passa uma segurança inquestionável tanto para você quanto para o seu interlocutor, principalmente se a frase vem acompanhada de um sorriso. 

E quanto as viagens?

Mais uma vez programe-se!
Em caso de cidades litorâneas em que se passa a maior parte do dia na praia, prepare alimentos saudáveis e carregue consigo, já que longos períodos de jejum além de não serem saudáveis, podem levar a crises de compulsão.
Já se a maior parte das suas refeições forem em restaurantes, faça uma pesquisa de quais as opções mais saudáveis (ou menos nocivas) para poder pedir com segurança em cada lugar. 
Eu por exemplo estou nesse exato momento partindo para uma viagem curta (5 dias em Curitiba), por isso montei uma lista de lugares e opções viáveis, incluindo opções de fast food caso seja a única opção disponível.

Isso permite que eu viaje com tranquilidade sem que tenha que me preocupar muito com as escolhas que terei que fazer.

Organize-se!

Posts da série:

  1. Como Começar
  2. Método e Organização


13 Comentários

Brunna Duarte disse...

Ana, eu fico impressionada com a sua maturidade e a sua clareza com relação ao processo de emagrecimento e nutrição em si. Passei por isso na última sexta-feira. Fui a uma festa de aniversário e resisti bravamente às tentações, já que eu não queria regredir nenhuma grama por isso. Fiz uma refeição antes de sair, recusei bolo, docinhos, salgados e até me lembrei de comer algo de três em três horas (a festa durou a madrugada inteira), quando optei por água e kibes). Resultado: consegui amanhecer mais leve após uma festa de comilança, o que valeu muitíssimo a pena! Parabéns por tudo, querida!

Opção? Ser magra! disse...

Minha frase para nao aceitar é: 'obrigado, não preciso disso', de cara gera uma graça, pq a pessoa q oferece sempre ri qdo digo isso achando q to brincando. hauhauahu

Boa viagemmmm!
bjo

Bruna Amâncio disse...

Aninha,

Seus post estão sendo muito interessantes estou adorando a série, vou aprender muito aqui para colocar em prática sempre...

Beijos..beijos

Juliana disse...

Minha resposta é sempre "nao, obrigada" seguida de um sorriso hehe xD tem funcionado :}

Programar-se dá certo pra todas as situaçoes :]

bjo
o//

Anônimo disse...

Adorei a postagem!
Eu quando viajo ou estou longe de casa procuro sempre um Gendai ou Giraffas. Pra mim são as duas opções mais saudáveis na questão fast food gostosas. Gendai é uma maravilha, rsrsrrs

Beijinhos, estou seguindo

R. disse...

Olá Ana!
Estou a gostar bastante da série, é bom ver as nossas atitudes em dieta discutidas e analisadas ao pormenor, sentindo que não somos as únicas. O "não quero", "não, obrigada" e etc resultam comigo em festas e eventos sociais, sobretudo porque correspondem à verdade...desde que comecei a dieta não me apetece abusar comendo doces e afins. Quanto às viagens, embora não as planeie ao detalhe como tu, levo na mente o plano de comer o mais saudavelmente possível, em cada ocasião. E isso basta ;)
Beijinho

Ana disse...

ORGANIZAÇAO E PLANEJAMENTO são as palavras chave!!!!!
Mto bom o post!!!
Bjs

Anônimo disse...

Aninha, que legal seu post! Que facilidade você tem com a escrita hein?! Como vc se expressa bem!!! Impressionante!!!! Parabéns!!!

Você disse tudo!!!! Peguei meu caderninho de anotações para tomar nota de algumas coisas muito interessantes... Amei! Agora vou ler os outros posts que perdi desta "série".

Gosto muito de vc, magrela! :)
Um abração de ursa!
Boa semana!

Carla Renata disse...

5 anos de luta.. meta praticamente alcançada.. e eu continuo descompensada toda vez ke viajo.... rs
bjokas e uma ótima semana lindeza

bynna disse...

Ola Ana, boa viagem!
Belas dicas, nem eu que moro em Curitiba sabia das dicas light, quando for ao shopping tenho opções.
Bjs

Emagrecimento Sem Segredos disse...

Eu não tenho problemas com eventos sociais e viagens. Consigo me controlar na boa. Geralmente quando vou à festas ou eventos, faço uma refeição em casa mesmo. Para mim é a melhor saída mesmo.

Ótimo post Ana.

Beijos

Valber

Unknown disse...

Nossa Ana parabens pela organização.

Andreia B. disse...

sabe que eu nunca tinha reparado no efeito do "não posso". Adorei Ana. Mas hoje em dia anda mais fácil pra mim. As pessoas andam entendendo e não insistindo... que bommm :D

hehehe não esqueci de você não! Amanhã eu termino as minhas correrias da faculdade e ainda essa semana eu vou ter tempo de visitar o correio!