Mais do que as dicas óbvias como não fazer compras de estômago vazio e não levar para casa coisas que você não deveria consumir, quando o assunto em pauta são compras saudáveis é muito importante atenção e mais uma vez organização.

Se você costuma planejar sua alimentação semanal com antecedência, baseie-se nela para as compras e utilize o dia seguinte ao planejamento para realizar suas compras.

A outra forma costumo utilizar em pós viagens ou quando não tenho muito tempo para me organizar para a semana. É quando acabo comprando os itens por proporção seguindo a seguinte regra:
  • 2 tipos de verdura
  • 4 tipos de vegetais
  • 5 tipos de frutas
  • 3 derivados do leite
  • 2 tipos de proteína
  • 3 tipos de integrais e grãos
  • 1 tipo de doce

O que oferece alimentação o suficiente para 2 pessoas (que façam cerca de 5 refeições diárias) consumirem numa reeducação durante cerca de 7 dias. 

Minhas opções de compras saudáveis mais frequentes são:



Se você abriu sua vida e seu corpo para a entrada da saúde, que tal abrir sua mesa e seu paladar também? Tente, invente pratos, ouse e crie! 
Acredite, a culinária saudável também pode ser muito prazerosa.

Posts da série:
  1. Como Começar
  2. Método e Organização
  3. Viagens e Eventos Sociais
  4. Iniciação aos Exercícios Físicos



23 Comentários

Anônimo disse...

Mais um ótimo post da série, estou lendo todos ^^
Fico triste apenas que não sei cozinhar direito ainda, pois sou muito preguiçosa, mas frutas em geral, cenoura, vagem e tomate não faltam aqui ^^

Beijinhoos

Opção? Ser magra! disse...

Tenho discutido com as pessoas sobre comer bem... de se abrir.. e parar de pensar no prazer.

Você viu o meu 'caneloni de cenoura'? Uma amiga que acabou de entrar num regime com nutri me disse q precisava de novas receitas.. qdo mostrei o caneloni, ela disse: mas eu não gosto de cenoura cozida.. pensei: se vc nao se abrir pra comer bem, não adianta ir em nutri, nem pegar um regime de gaveta.. nem se enfiar na academia.

Tô começando a me sentir bitolada msm... pq ngm compreende as minhas boas escolhas. Ainda bem q dentro de casa tenho um marido que a-do-ra comer bem e naturalmente.

Obrigado sempre pela leitura, pela torcida, pelo carinho. É reciproco.

Bjo!

Janes Matter disse...

Anaa, estou adorando a série. Nem sempre comento, mas com certeza eu sempre leio. :)
Bjss

Anônimo disse...

Como vou à nutri semanalmente e meu cardápio muda dessa forma tb, já saio do consultório com a listinha de compras. E percebo q comprar desse jeito, em menores quantidades, ajuda na dieta e tb no bolso, afinal, não desperdiço nada! (o q acontece demais em casa como a minha, onde moram apenas duas pessoas):)

Anônimo disse...

Tô adorando essa série de posts. Mas o que fazer quando não tem dinheiro pra comprar essas coisas nem pagar academia e a família toda não tá nem aí? :/

Andreia B. disse...

Alimentação pra mim é uma das coisas mais importantes, odeio essa sensação de "comer ração" sabe... de sempre ser a mesma coisa... eu vou tentando aqui do meu jeito inovar as coisas.

E adorando o canal de culinária!

disse...

Seu post veio ao encontro das mudanças que me propuz. Tenho me organizado para fazer assim...Muita coisa tem sido desperdiçado lá em casa, exatamente por não ter foco do que de fato preciso. Gostei!

Carla Renata disse...

se tem uma coisa ke eu nao dispenso mais é salada.. seja ela cozida ou crua.. tem ke ter e não tem jeito..rs.. bjokas lindeza e sucesso sempre

Mille disse...

Vou começar a me organizar, pq sou a rainha da desorganização! Rsrs
Vou sempre cozinhando com o que sinto vontade no dia. Só não deixo faltar integrais, legumes, frutas e carnes mais magras. O f*da aqui é momow, cozinhar duas carnes é punk e chato. Por isso, abro mão das minhas carnes mais magras nos fds, por causa dele, mas tbm não me esbaldo.
Na verdade meu problema são os doces. Dá uma diquinha aí para deixar de ter mil vontades de comer doce? Rsrs :D
Cheirinho, minha linda

Marcos disse...

Adoro blog de pessoas bem sucedidas na eliminação de peso, se a pessoa venceu é pq fez muita coisa certa e suas dicas sempre vem para agregar. Eu estou numa fase que não paro em casa nunca, então as refeições são todas na rua, o negócio é ir garimpando locais saudáveis em diferentes pontos da cidade!

Quando estou na cidade onde trabalho esses diferentes pontos simplesmente não existem (aqui nem restaurante tem) então me limito a comprar frutas para os lanches da manhã e da tarde no mercadinho local!

Bjs!

Ca Souza disse...

Eu amo cozinhar e fazer receitas saudaveis é fácil, embora o povo insista acreditar que não existe comida boa desse tipo. Ando me aventurando muito e adorando tudo que ando aprendendo.
Bjus aninha!

Bruna Amâncio disse...

Olá Aninha,

Estou amando os posts estão sendo muito uteis e estou colocando os pingos nos "is" para continuar a caminhada...

beijos..beijos

Unknown disse...

Nossa ana, alimentação é 70% da RA é muito importante comer direitinho, nao abro mao de um bom prato de legumes com folhas eu amo,,,,

Zica disse...

Adorei seu método. Já anotei e com certeza vou tentar utilizar a proporção que vc indicou para duas pessoas (eu e meu marido) durante 1 semana...

Beijocas.

Engenheira Dietética disse...

Poxa ana, adorei esse post! Eu tenho tentado planejar minha alimentação por dois motivos: como estou desempregada, tenho que tomar cuidado pra não ficar em casa lanchando o tempo todo... o que além de engordar, traz gastos (lanches e comidas prontas são mais caras). Adorei mesmo seu post pq estou com dificuldade na minha programação! vou dividir isso aí por dois pq moro sozinha!

beijos!

R. disse...

Olá Ana!
Muito obrigada por teres passado no meu blog, e ainda por cima em viagem. A força que recebo de ti é sempre muito importante ;) Fiquei contente por aprovares a minha detox (apesar de desequilibrada =P).
Sobre o post de hoje, não podia estar mais de acordo...é preciso planear as compras com antecedência para que sejam saudáveis, e evitar ir ao supermercado cheia de fome. Essa é uma das maiores diferenças nos meus hábitos desde que comecei a fazer dieta em Outubro. Antigamente, comprava o que precisava e até alguns extras sem ter atenção nenhuma às calorias e ao equilíbrio nutricional. Quando tinha fome e ia às compras, era certo e sabido que iria ter um ataque de gula com algum alimento super gorduroso ou cheio de açúcar, tipo lasanha, quiches, massas, chocolates, gelados. Actualmente, não só planeio como passo imenso tempo nos supermercados a ler rótulos e conhecer os produtos. E sabes que mais? Adoro.
Beijinho

Cíntia disse...

Estou adorando os seus posts, Aninha!

Gostei demais das suas dicas também!

Beijos!

Um Sonho, Uma Vida! disse...

Oii Ana, se vc soubese a alegria e motivação que sinto! comecei dia 4/02/13... Ta sendo dificil, mas não posso desistir! Hoje encontrei seu blog e digo q era a cereja q faltava no bolo....kkkkkk Q videooooo hein, sacudiu minha vida! Que Deus abençoe teus planos e realizações. Estarei aqui pra nos ajudarmos e incentivarmos umas as outras! Parabéns!! Bjo

Um Sonho, Uma Vida! disse...

Ahhhh meninas to com dificuldade no meu blog se alguem puder esclarecer umas duvidas meu e mail é ruama.rocha@gmail.com! Valeu!

Fri disse...

é importantíssimo mesmo! eu sempre planejo.. e engraçado q bate muito com suas opções de compras mais saudáveis!..
Adorei mais ainda o final do seu post dizendo pra abrir espaço pra melhorar o paladar, ja q abriu espaço pra saúde... to nessa! =)
Bjos

Marta Oliveira disse...

Eu faço a minha comprinha saudavel toda sexta.
Tem sido assim desde que comecei e virou rotina.
Adorei a dica.
Bjs.

Andreia B. disse...

Esqueci de falar... eu sempre lembro de você em muitas coisas! kkkk Principalmente na hora de ir no supermercado! =)

Anônimo disse...

Ana, peço desculpas pela minha frequência de visitas. Estou numa correria aqui. Mas estou amando todas as dicas. Já estou incluindo várias no meu processo de emagrecimento. Beijos